EVANGELHO SEGUNDO TOMÉ O DÍDIMO







São estas as palavras secretas que Jesus o Vivo proferiu e que Dídimo Judas Tomé escreveu:

1. Ele disse: "Aquele que encontrar o significado destas palavras não provará a morte."

2. Jesus disse: "Aquele que busca, não pare de buscar até que encontre, e quando encontrar, perturbar-se-á, depois maravilhar-se-á e reinará sobre o Todo."

3. Jesus disse: "Se aqueles que vos guiam vos disserem: 'Vê, o Reino está no céu', então os pássaros vos precederam. Se vos disserem: 'Ele está no mar', então os peixes vos precederam. Mas o Reino está dentro de vós e está fora de vós. Se vos reconhecerdes, então sereis reconhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas, se vos não reconhecerdes, então estareis na pobreza, sereis a pobreza."

4. Jesus disse: "O homem carregado em anos não hesitará em perguntar a uma criança de sete dias a respeito de onde está a Vida, e ele viverá, pois muitos que estão em primeiro lugar ficarão em último e se converterão em um só."

5. Jesus disse: "Reconhece o que é visível para ti, e o que te é oculto te será desvelado. Pois que nada há de oculto que não haja de ser manifestado."

6. Perguntaram os discípulos a Jesus: "Queres que jejuemos? Como devemos orar? Como dar esmola? E quais os alimentos que devemos tomar?" Jesus disse: "Não mintais, não façais aquilo que odiais, pois todas as coisas são manifestadas ante a verdade. Nada há de oculto que não venha a ser desvelado, e nada há de coberto que permaneça sem ser descoberto."

7. Jesus disse: "Bendito o leão comido pelo homem, porque o leão se torna homem; e maldito o homem comido pelo leão, porque o homem se tornará leão."

8. Ele disse: "O homem é como um pescador sábio, que lançou sua rede ao mar, e a puxa cheia de peixes pequenos; no meio deles, acha um peixe tão grande e bom que o pescador sábio devolve ao mar todos os pequenos peixes, escolhe o peixe grande sem remorso. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

9. Jesus disse: "Vede, o semeador saiu, encheu suas mãos e semeou. Algumas sementes caíram no caminho; os pássaros vieram e as recolheram. Outras caíram na pedra e não puderam enraizar-se na terra, e não germinaram. E outras caíram em solo fértil; e germinaram e deram bons frutos; nasceram na proporção de 60 por unidade e 120 por unidade."

10. Jesus disse: "Vim para atear fogo ao mundo e, vede, eis que estarei vigiando até que arda."

11. Jesus disse: "O céu passará e também passará aquele que estiver acima dele, e os mortos não estão vivos e os vivos não morrerão. No tempo em que comíeis o que era morto, vós o tornáveis vivos; quando vierdes à luz, que haveis de fazer? No dia em que éreis um, vós vos tornastes dois. Mas quando vos tornastes dois, que fizestes?"

12. Os discípulos perguntaram a Jesus: "Sabemos que nos vai deixar. E quem será então o nosso chefe? Respondeu Jesus: No ponto onde estais, ireis ter com Tiago, que está a par das coisas do céu e da terra."

13. Disse Jesus a seus discípulos: "Fazei uma comparação e dizei-me com quem me pareço." Simão Pedro respondeu-lhe: “És como um anjo justo." Mateus lhe disse: "És como um sábio." Disse-lhe Tomé: "Mestre, meus lábios são totalmente incapazes de dizer-te com quem te pareces." Jesus disse: "Não sou teu Mestre porque bebeste e tornaste ébrio com a fonte borbulhante que te desvelei." E ele o tomou, levou-o à parte e lhe disse três palavras. Quando Tomé tornou para junto dos companheiros, perguntaram-lhe: "Que te disse Jesus?" E Tomé lhes respondeu: "Se eu vos disser uma só das palavras que ele me disse, vós havíeis de apedrejar-me; e sairá fogo delas e sereis queimados."

14. Disse-lhes Jesus: "Se jejuardes, pecareis contra vós próprios, se orardes, sereis condenados, e se derdes esmolas, levareis malefícios a vosso espírito. E quando fordes a quaisquer terras, e, ao vaguear pelas redondezas, vos receberem, comei o que puserem à vossa frente, curai os que estiverem doentes em meio deles, pois o que entrar pela vossa boca não vos corromperá, mas o que sair da vossa boca, eis o que vos corromperá."

15. Jesus disse: "Quando virdes alguém que não seja filho de mulher, prostrai-vos de rosto em terra e adorai-o ele é vosso Pai.

16. Disse Jesus: "Os homens possivelmente pensam que eu vim para derramar a paz sobre o mundo, e o que eles não sabem é que vim para derramar a discórdias na terra, fogo, espada e guerra. Haverá cinco numa casa, três contra dois, dois contra três; pai contra filho, e filho contra pai, e serão solitários."

17. Disse Jesus: "Dar-vos-ei o que os olhos jamais viram e ouvidos jamais ouviram e mãos jamais tocaram, e o que nunca brotou no coração do homem."

18. Os discípulos disseram a Jesus: "Diz-nos como será o nosso fim." Jesus disse: "Descobristes então o princípio para que possais perguntar sobre o fim?" Pois onde estiver a origem alí estará o fim. Bendito aquele que se mantiver no princípio, pois que não provará a morte."

19. Jesus disse: "Feliz daquele que era antes de existir. Se vos tornardes meus discípulos e ouvirdes as minhas palavras, estas pedras vos servirão. Há cinco árvores no paraíso que não se movem no verão nem no inverno, e suas folhas não caem. Quem as conhecer não provará a morte."

20. Disseram os discípulos a Jesus: "Dizei-nos, a que se assemelha o Reino dos céus." Respondeu-lhes ele: "Ele é como a semente da mostarda, a menor que todas as sementes. Mas quando ela cai na terra arada, produz grandes galhos e se torna abrigo para os pássaros do céu."

21. Maria perguntou a Jesus: "A quem se parecem os teus discípulos?" Ele lhe respondeu: "Eles são como crianças que se instalaram num campo que não lhes pertence. Quando os donos do campo aparecerem e lhes disserem: 'Devolvei nossos campos', eles se despojarão de suas roupas diante deles e lhes devolvem os campos. Por isto eu digo: Se o dono da casa souber que o ladrão virá, vigiará antes da sua chegada e não o deixará entrar na sede do seu reino para levar os seus haveres. Deveis então tomar cuidado com o mundo; cingi fortemente vossos rins para que os salteadores não encontrem uma forma de chegar a vós, porque encontrarão o proveito que imaginais. Deixai que haja dentre vós um homem compreensivo; quando a fruta amadurece, ele vem depressa com a foice na mão e a colhe. Aquele que tem ouvidos que ouça."

22. Jesus viu crianças de peito a mamarem. Ele disse a seus discípulos: "Essas crianças de peito se parecem com aqueles que entram no Reino." Perguntaram-lhe eles: "Se formos pequenos, entraremos no Reino?" Respondeu-lhes Jesus: "Quando fizerdes de dois um e quando fizerdes o interno tal qual o externo, e o de cima como o de baixo, e quando tornardes o homem e a mulher um só, de tal forma que o homem não seja homem e a mulher não seja mulher, quando dispuserdes olhos no lugar de olhos e a mão no lugar da mão, e o pé no lugar do pé, uma imagem no lugar de uma imagem, aí, então, entrareis no Reino."

23. Disse Jesus: "Eu vos escolhi na razão de um entre mil, dois entre dez mil, e sereis todos como um Só."

24. Seus discípulos disseram: "Mostra-nos o lugar em que estás; pois é necessário que nós te busquemos." Respondeu-lhes ele: "Quem tem ouvidos, ouça. Há luz dentro dum ser luminoso, e ele ilumina o mundo inteiro. Se não o iluminar, ele é treva."

25. Disse Jesus: "Ama a teu irmão como tua alma, protege-o como a pupila dos teus olhos."

26. Jesus disse: "Vês o cisco que está no olho... de teu irmão, mas a trave que está no teu olho, esta não vês. Quando tirares a trave do teu olho, aí poderá ver claramente como tirares o cisco do olho do teu irmão."

27. Jesus disse: "Se não fizerdes jejum do mundo, não encontrareis o Reino; se não guardardes o Sabbath como Sabbath, não vereis o Pai."

28. Jesus disse: "Eu estava no meio do mundo e me revelei a ele corporalmente. Encontrei todos ébrios, e não encontrei nenhum deles sedento. E minha alma turbou-se pelos filhos dos homens, porque eles são cegos no seu coração e não vêem que vazios vieram ao mundo e vazios tentam sair do mundo. Mas agora estão bêbados. Quando se livrarem do vinho, aí então arrepender-se-ão."

29. Jesus disse: "Se a carne foi feita por causa do espírito, isto é uma maravilha; mas, se o espírito foi feito por causa dela, é a maravilha das maravilhas. Eu, porém, estou maravilhado diante do seguinte: Como é que tamanha riqueza foi habitar em tanta pobreza."

30. Disse Jesus: "Onde há três deuses, há deuses; onde há dois ou um, estou com ele."

31. Disse Jesus: "Nenhum profeta é aceito em sua cidade, nem pode um médico curar os que o conhecem."

32. Jesus disse: "Uma cidade situada num monte e fortificada, não pode cair, nem pode permanecer oculta."

33. Disse Jesus: "O que ouvirdes com um ouvido e com o outro, proclamai do alto de vossos telhados; porque ninguém acende uma lâmpada e a põe debaixo do velador, nem em lugar oculto, mas sim no candelabro, para que todos os que entram e saem vejam a luz."

34. Disse Jesus: "Quando um cego guia outro cego, ambos cairão na cova."

35. Jesus disse: "Ninguém pode penetrar na casa do forte e prendê- lo, se antes não lhe ligar as mãos; só depois pode saquear-lhe a casa.”

36. Disse Jesus: "Não andeis preocupados, da manhã até à noite, e da noite até a manhã, sobre o que haveis de vestir."

37. Perguntaram os discípulos a Jesus: "Quando irás desvelar-te a nós e quando haveremos de ver- te?" Respondeu Jesus: "Quando vos despirdes sem sentir-vos envergonhados e puserdes vossos vestidos sob vossos pés, e como crianças pisardes neles, aí podereis ver o Filho daquele que é Vivo e não tereis medo."

38. Disse Jesus: "Muitas vezes desejastes ouvir estas palavras que vos digo, e não achastes ninguém que vo-las pudesse dizer. Virão dias em que me buscareis e não me achareis."

39. Disse Jesus: "Os fariseus e escribas tiraram a chave do Conhecimento e a ocultaram. Nem eles entraram nem deixam entrar os que querem. Mas vós, sede astutos como as serpentes e simples como as pombas.

40. Disse Jesus: "Uma videira foi plantada sem o Pai, e como não se firmou, será arrancada pela raiz e será destruída."

41. Jesus disse: "Aquele que tem a mão cheia, a este lhe será dado; e aquele que não tem, dele será tirado até o pouco que tem."

42. Disse Jesus: "Sede transeuntes."

43. Disseram-lhes os discípulos: "Quem és tu que nos dizes tais coisas?" Respondeu-lhes ele: "Pelas coisas que vos digo não conheceis quem eu sou? Vós sois como os judeus, que amam a árvore e detestam o seu fruto; ou amam o fruto e detestam a árvore."

44. Disse Jesus: "Quem blasfemar contra o Pai receberá a graça; quem blasfemar contra o Filho receberá graça; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo esse não receberá a graça, nem na terra nem no céu."

45. Disse Jesus: "Não se colhem uvas de espinheiros, nem figos de abrolhos, que não produzem frutos. O homem bom tira coisas boas do seu tesouro; o homem mau tira coisas más do tesouro mau do seu coração, fala coisas más da abundância do seu coração."

46. Disse Jesus: "Desde Adão até João Batista, não há ninguém maior entre os nascidos de mulher do que João Batista, para que seus olhos não sejam danificados. Mas eu disse que dentre vós quem se tornar criança conhecerá o Reino, e se tornará maior que João."

47. Disse Jesus: "O homem não pode montar dois cavalos, nem pode tender dois arcos. O servo não pode servir a dois senhores; ou amará um e odiará outro. Nenhum homem que bebeu vinho velho deseja beber vinho novo. Não se deita vinho novo em odres velhos, com medo de que se rompam; vinho novo se deita em odres novos, para que não se perca. Não se cose remendo velho em roupa nova, para não causar rasgão."

48. Disse Jesus: "Se dois fizerem as pazes em uma mesma casa dirão a uma montanha: move-te, e ela se moverá."

49. Disse Jesus: "Bem-aventurados o solitário e o eleito, porque encontrarão o Reino; porque dele vieram e a ele retornarão."

50. Disse Jesus: "Se os homens vos perguntarem 'qual a vossa origem?' dizei-lhes: 'Viemos da Luz, de onde a Luz se originou dela mesma. Ela permaneceu e revelou-se a si mesma em sua imagem'. E se vos perguntarem: 'Quem sois vós?' Respondei-lhes: 'Somos seus filhos e somos os eleitos do Pai Vivo'. Se os homens vos perguntarem: 'Qual é o sinal do Pai em vós?' Respondei: 'É movimento e repouso ao mesmo tempo'."

51. Seus discípulos perguntaram: "Quando virá o repouso dos mortos e em que dia virá o mundo novo?" Respondeu-lhes ele: "Aquilo que vós aguardais já veio mas vós não o conheceis."

52. Disseram-lhe os discípulos: "Vinte e quatro profetas falaram em Israel e todos falaram de ti." Respondeu-lhes ele: "Rejeitais o Vivo que está à vossa frente e falais dos mortos."

53. Perguntaram-lhe os discípulos: "A circuncisão é útil ou não?" Respondeu-lhes ele: "Se ela fosse útil, o homem já nasceria circuncidado. A verdadeira circuncisão é espiritual, e esta é útil a todos."

54. Disse Jesus: "Felizes os pobres, porque vosso é o Reino dos céus."

55. Disse Jesus: "Quem não odiar seu pai e sua mãe não será capaz de ser meu discípulo, e todo aquele que não odiar seus irmãos e suas irmãs, e não tomar a sua cruz no meu caminho não me serve a mim."

56. Disse Jesus: "Quem conheceu o mundo encontrou um cadáver; e quem encontrou um cadáver, o mundo não serve para ele."

57. Jesus disse: "O Reino do Pai é a um homem que semeou boa semente em seu campo. De noite, porém, veio seu inimigo e semeou erva má no meio da semente boa. O senhor do campo não permitiu que se arrancasse a erva má, para evitar que , arrancando esta, também fosse arrancada a erva boa. No dia da colheita se manifestará a erva má. Então será ela arrancada e queimada."

58. Disse Jesus: "Feliz o homem que sofreu porque encontrou a Vida."

59. Disse Jesus: "Considerai o Vivo enquanto estais vivos, senão morrereis e tentareis vê-lo e não o conseguireis."

60. Ao entrarem na Judéia, eles viram um samaritano que carregava um cordeiro. Jesus disse a seus discípulos: "Por que o carrega?" Eles responderam: "Para matá-lo e comê-lo." Disse-lhes Jesus: "Enquanto ele estiver vivo não o comerá; somente quando o tiver matado e ele for um cadáver." Disseram eles: "De outro modo não a pode comer." Disse-lhes Jesus: "Buscais um lugar para vós no Repouso; porém, só se vos tornardes cadáveres e fordes comidos."

61a. Disse Jesus: "Haverá dois na mesma cama: um viverá, outro morrerá."

61b. Perguntou Salomé: "Quem és tu, homem? Como mandado por alguém te deitastes em minha cama e comestes da minha mesa."

Respondeu Jesus: "Sou o que vem daquele que é Igual; a mim me foi dado das coisas de meu Pai." Disse Salomé: "Eu sou discípula tua." Jesus disse a ela: "Quando o discípulo é vácuo, será repleto de luz; mas quando é dividido, ele será repleto de treva."

62. Jesus disse: "Eu revelo meu segredo aos que forem dignos do meu segredo. O que tua mão direita fizer, não deixes que a esquerda saiba."

63. Disse Jesus: "Um homem rico tinha muitos bens. E disse: vou aproveitar os meus bens; vou semear, plantar, colher e encher os meus armazéns, ao ponto de não ter falta de nada. Foi isto que ele pensou em seu coração. E nesta noite ele morreu. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

64. Disse Jesus: "Um homem fez um banquete e, depois de tudo preparado, enviou seu servo para chamar os convidados. Este foi ter com o primeiro e lhe disse: 'Meu senhor te convida para o banquete'. O homem respondeu: 'Uns negociantes me devem dinheiro; eles vêm à minha casa esta noite, e eu tenho de falar com eles; peço-te que me dispenses de comparecer ao jantar'. O servo foi ter com outro e lhe disse: 'Meu senhor te convidou'. Este respondeu: 'Comprei uma casa, e marcaram um dia para mim; não tenho tempo para vir'. Foi ter com outro, dizendo: 'Meu senhor te convida'. Este respondeu: 'Um amigo meu vai casar-se, e eu fui convidado para preparar a refeição; não posso atender; favor dispensar- me'. Foi ter com outro e disse: 'Meu senhor te convida'. Este respondeu: 'Comprei uma vila e vou cobrar a renda; não posso comparecer; queira escusar-me'. O servo voltou e comunicou a seu senhor: 'Os convidados ao banquete pedem que os dispenses de comparecerem'. Disse o senhor a seu servo: 'Vai pelos caminhos e trazei os que encontrares, para que venham ao meu banquete."

64b. E Ele disse: "Comerciantes e mercadores não entrarão nos lugares de meu Pai'."

65. Disse ele: "Um homem honesto tinha uma vinha. Arrendou-a a uns colonos para a cultivarem, a fim de receber deles o fruto. Enviou seu servo para receber o fruto da vinha. Os colonos prenderam o servo e o espancaram a ponto de quase o matar. O servo foi dar parte a seu senhor. Esse disse: "Talvez eles não o tenham reconhecido', e enviou-lhes outro servo. Mas eles espancaram também este. Então o senhor mandou seu filho, dizendo: "Talvez tenham respeito a meu filho'. Mas, como os colonos soubessem que esse era o herdeiro da vinha, prenderam-no e o mataram. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

66. Disse Jesus: "Mostrai-me a pedra rejeitada pelos construtores; é a pedra angular."

67. Disse Jesus: "Quem conhece o Todo mas não conhece a si próprio, a este falta tudo."

68. Disse Jesus: "Felizes sereis vós quando vos odiarem e vos perseguirem; e não havereis de encontrar um só lugar onde não sereis perseguidos."

69a. Disse Jesus: "Felizes daqueles que foram perseguidos em seu coração; estes são os que na verdade os conheceram o Pai."

69b. Jesus disse: "Felizes os que tem fome, porque seu ventre será preenchido com o que desejam."

70. Jesus disse: "Se derdes à luz o que tendes dentro de vós, o que tendes dentro de vós vos salvará. Se não tendes dentro de vós, o que não tendes dentro de vós vos matará."

71. Disse Jesus: "Eu destruirei esta casa e ninguém a poderá reconstruir."

72. Alguém disse a Jesus: "Dizei a meus irmãos que dividam comigo os bens de meu Pai." Respondeu Jesus: "Ó homem, quem me constituiu aquele que há de dividir?" E dirigindo-se a seus discípulos, disse-lhes: "Não sou aquele que divide, sou?"

73. Disse Jesus: "Grande é a messe, e poucos são os operários. Pedi pois ao Senhor para que mande operários à sua messe."

74. Disse ele: "Senhor, muitos rodeiam a fonte, mas ninguém entra na fonte."

75. Disse Jesus: "Muitos estão diante da porta, mas somente os solitários entrarão na câmara nupcial."

76. Disse Jesus: "O Reino é como um mercador que possuía um armazém e encontrou uma pérola. O mercador foi prudente. Ele vendeu todo o armazém e comprou essa pérola única. Buscai vós também o tesouro imperecível e perene, aquele que nenhuma traças pode roer e vermes algum pode destruir."

77. Disse Jesus: "Eu sou a luz, que está acima de todas as coisas, eu sou o Todo, o Todo veio através de mim e o Todo emana de mim. Rachai a madeira, lá estou eu; erguei uma pedra, lá me achareis."

78. Disse Jesus: "Por que saístes ao campo? Para verdes um caniço agitado pelo vento? Ou um homem vestido de roupas macias? Os reis e grandes vestem roupas macias, e eles não conseguirão conhecer a Verdade."

79. Uma mulher da multidão disse- lhe: "Feliz o ventre que te gestou e os seios que te amamentaram.” Respondeu ele: "Felizes os que ouviram a palavra do Pai e a guardaram verdadeiramente. Porque virão dias em que direis: 'Feliz o ventre que não concebeu e felizes os seios que não amamentaram"".

80. Disse Jesus: "Quem conheceu o mundo encontrou um cadáver, mas quem encontrou um cadáver, desse mundo não é digno dele."

81. Disse Jesus: "Quem ficou rico, que venha a ser rei, e quem poder, que renuncie a ele." tiver

82. Disse Jesus: "Quem está perto de mim está perto da chama; quem está longe de mim está longe do Reino."

83. Disse Jesus: "As imagens são manifestadas ao homem, e a Luz que está dentro delas está oculta pela imagem da Luz do Pai. Ele manifestar-se-á a si próprio e sua Imagem será ocultada pela sua Luz."

84. Disse Jesus: Quando vedes vossa semelhança, vós vos rejubilais. Mas quando virdes vossa imagem, aquela que existe antes de vós, a que não morre e nem se manifesta, quanto podereis suportar?"

85. Disse Jesus: "Adão veio a existir a partir de um grande poder e de uma grande riqueza e, ainda assim, não se tornou digno de vós, porque se o fosse, (ele) não (teria experimentado) a morte."

86. Disse Jesus: "(As raposas) (têm) suas (tocas), e os pássaros têm (seus) ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde recostar a cabeça e descansar."

87. Jesus disse: "Maldito o corpo que depende de um corpo, e maldita a alma que depende desses dois."

88. Disse Jesus: "Os anjos e os profetas virão a vós e vos darão o que é vosso. E vós, da mesma forma, devereis dar-lhes o que está em vossas mãos, e dizei convosco próprios: 'Em que dia virão eles para receber o que lhes pertence?"."

89. Disse Jesus: "Por que lavais o exterior do recipiente? Não sabeis que o mesmo que criou o interior criou também o exterior?"

90. Jesus disse: "Vinde a mim, porque minha yoga é natural e meu domínio é manso, e achareis repouso."

91. Disseram-lhe eles: "Dizei-nos quem és tu, para que acreditemos em ti." Respondeu-lhes ele: "Observais o aspecto do céu e da terra, e não conheceis aquele que tendes diante de vós, e não sabeis avaliar este instante."

92. Disse Jesus: "Buscai, e achareis, mas aquelas coisas que me perguntastes naqueles dias, eu não vos respondi; agora, quero contar- vos, mas vós não me perguntais."

93. Disse Jesus: "Não deis aos cães o que é sagrado, para que não o joguem no esterco. Não jogueis pérolas aos porcos, para que não façam delas (...)."

94. Disse Jesus: "Todo aquele que buscar encontrará e todo aquele que bater se lhe abrirá."

95. Disse Jesus: "Quando tendes dinheiro, não o emprestes a juros, mas dá-o a quem não vai pagar-te."

96. Disse Jesus: "O Reino do Pai é como uma mulher que tomou um pouco de fermento (e o escondeu) em uma massa (e) com ela fez grandes pães. Quem tem ouvidos que ouça."

97. Disse Jesus: "O Reino é como a uma mulher que carrega um jarro cheio de trigo. Enquanto caminha por uma estrada distante, a asa do jarro se quebra. A farinha se espalha na estrada, às suas costas. Ela não se dará conta e não se apercebe do acidente. Depois de chegar em casa, coloca o jarro no chão e o encontra vazio."

98. Disse Jesus: "O Reino do Pai é como um homem que deseja matar um homem poderoso. Em sua casa desembainhou a espada e a enterrou na parede para certificar- se de que a sua mão seria capaz de fazê-lo; então ele matou o homem poderoso."

99. Seus discípulos lhe disseram: "Teus irmão e tua mãe estão lá fora." Respondeu-lhes ele: "Os que aqui estão fazem a vontade de meu Pai, e são eles meus irmãos e minha mãe; estes são os que entrarão no Reino de meu Pai."

100. Mostraram a Jesus uma moeda de ouro e disseram: "Os homens de César te ordenam que pagues os impostos." Ele lhes disse: "Dai a César o que é de César, e dai a Deus o que é de Deus e a mim o que é meu."

101. Disse Jesus: "Aquele que não odeia seu pai e sua mãe como eu não pode ser meu discípulo. E aquele que não ama seu pai e sua Mãe como eu não poderá ser meu discípulo, pois minha mãe me pariu, mas minha Mãe verdadeira me deu a Vida."

102. Disse Jesus: "Ai dos fariseus! Parecem-se com um cachorro deitado no cocho dos bois; não comem nem deixam os bois comerem."

103. Disse Jesus: "Feliz do homem que sabe em que hora da noite virão os ladrões, pois que poderá levantar-se e recolher seus (...) e cingir os rins antes que eles cheguem."

104. Disseram-lhe: "Vinde, vamos hoje orar e jejuar." Respondeu Jesus: "Que falta cometi eu, em que ponto sucumbi? Mas, quando esposo sair do tálamo nupcial, então que jejuem e orem."

105. Disse Jesus: “Aquele que conhece pai e mãe será chamado filho de uma prostituta."

106. Disse Jesus: "Quando fizerdes um de dois, tornar-vos-ei Filho do Homem; e se disserdes: 'Montanha, move-te', ela se moverá."

107. Disse Jesus: "O Reino é como a um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas, a maior, se extraviou. Ele deixou as noventa e nove, e foi em busca daquela até que a encontrou. E depois haver descansado, disse à ovelha: 'Amo- te mais que às outras noventa e nove."

108. Disse Jesus: "Aquele que beber da minha boca se tornará como eu, e eu mesmo tornar-me-ei ele, e todas as coisas ocultas lhe serão reveladas."

109. Disse Jesus: "O Reino é como um homem que tinha um tesouro [escondido] no campo, sem sabê- lo. E [depois] de sua morte, deixou-o a seu [filho. O] filho, que também nada sabia [sobre ele], recebeu o campo e vendeu[-o]. E quem o comprou, enquanto arava [encontrou] o tesouro. E passou a emprestar dinheiro a quem ele quis."

110. Disse Jesus: "Quem encontrou o mundo e se tornou rico, que renuncie ao mundo."

111. Disse Jesus: "Os céus e a terra passarão diante de vós, e aquele que vive do Vivo, não conhecerá nem morte nem medo, porque Jesus disse: Aquele que encontra- se a si mesmo, dele o mundo não é digno."

112. Disse Jesus: "Ai da carne que depende da alma; ai da alma que depende da carne."

113. Os discípulos perguntaram- lhe: "Quando virá o Reino?" Jesus respondeu: "Ele não virá só por esperá-lo; não dirão: 'Ei-lo aqui!' ou 'ei-lo acolá!' Mas o Reino do Pai está espalhado sobre a terra e os homens não o vêem."

114. Simão Pedro disse: "Que Maria saia de nosso meio, porque as mulheres não são dignas da Vida!" Respondeu Jesus: "Vede, eu me encarreguei de fazê-la homem, para que também ela se torne um espírito vivo, semelhante a vós homens. Pois cada mulher que se fizer homem entrará no Reino dos Céus."

 

.:.

 

Referências:


<https://en.wikipedia.org/wiki/Gospel_of_Thomas>

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_de_Tom%C3%A9>

<https://www.britannica.com/topic/Gospel-of-Thomas>

<https://carm.org/lost-books/the-gospel-of-thomas/>

<https://yalebooks.yale.edu/2021/08/23/the-gospel-according-to-thomas/>

<https://owlcation.com/humanities/What-Do-We-Know-About-The-Gospel-of-Thomas>

<https://uscatholic.org/articles/201905/matthew-mark-luke-and-thomas/>

<https://www.jepense.org/evangile-thomas-texte/>

<https://www.bibliorama.org/evangile-de-thomas/>

<https://livres-mystiques.com/partieTEXTES/Apocryphes/Thomas.html>

<https://www.gospels.net/thomas/>






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pedagogia da Alma e a Grande Desilusão: Dialética entre o Almejado e o Obtido

A Louca e o Santo

Fraternidade e Ecologia Integral Traduzida