Viktor Frankl e aplicação das ideias de Tanquerey e de Dom Bosco no ambiente terapêutico


Viktor Frankl foi um psiquiatra e psicoterapeuta que criou a logoterapia, uma abordagem que se baseia na busca pelo sentido da vida como a principal motivação humana. Frankl acreditava que o sentido da vida pode ser encontrado em qualquer situação, mesmo nas mais difíceis e dolorosas, e que o sofrimento pode ser transformado em uma oportunidade de crescimento pessoal e espiritual.

A logoterapia se assemelha à teologia ascética e mística de Tanquerey e ao sistema preventivo de Dom Bosco em alguns aspectos, como:

  • A valorização da dimensão espiritual do ser humano, que transcende as condições materiais e biológicas, e que se expressa na liberdade, na responsabilidade e na consciência.
  • A importância da relação terapêutica, que deve ser baseada no respeito, na confiança e no amor, e que deve favorecer a autonomia, a criatividade e a esperança do paciente.
  • A ênfase na oração, na mortificação e na caridade como meios para alcançar a união com Deus e com os outros, e para superar os obstáculos e as tentações que afastam o ser humano do seu verdadeiro sentido.
  • A proposta de um método prático e eficaz para encontrar o sentido da vida, que consiste em três passos: a autoconsciência, a autotranscendência e a autorrealização.

A autoconsciência é o primeiro passo para encontrar o sentido da vida. É a capacidade de se conhecer, de reconhecer os seus valores, as suas virtudes, os seus defeitos, os seus desejos, os seus medos, os seus sonhos, etc. É também a capacidade de se questionar, de se confrontar, de se criticar, de se corrigir, de se perdoar, etc. A autoconsciência é fundamental para a purificação e a iluminação da alma, que são os primeiros estágios da vida espiritual, segundo Tanquerey.

A autotranscendência é o segundo passo para encontrar o sentido da vida. É a capacidade de se abrir, de se doar, de se relacionar, de se comprometer, de se solidarizar, de se servir, etc. É também a capacidade de se orientar, de se inspirar, de se admirar, de se agradecer, de se louvar, etc. A autotranscendência é essencial para a união com Deus e com os outros, que é o último estágio da vida espiritual, segundo Tanquerey.

A autorealização é o terceiro passo para encontrar o sentido da vida. É a capacidade de se expressar, de se manifestar, de se criar, de se realizar, de se contribuir, de se transformar, etc. É também a capacidade de se adaptar, de se superar, de se desafiar, de se surpreender, de se alegrar, etc. A autorealização é importante para o desenvolvimento das potencialidades humanas, que é o objetivo do sistema preventivo de Dom Bosco.

A aplicação das ideias de Tanquerey e de Dom Bosco no ambiente terapêutico, considerando a obra de Viktor Frankl, pode ser feita de várias formas, dependendo do contexto, do paciente e do terapeuta. Mas, de modo geral, pode-se seguir os seguintes passos:

  • Estabelecer uma relação terapêutica baseada nos princípios da razão, da religião e do amor, que são os pilares do sistema preventivo de Dom Bosco. Isso implica em tratar o paciente com respeito e dignidade, ensiná-lo a pensar por si mesmo e a tomar suas próprias decisões, orientá-lo sobre os valores cristãos e sobre a importância da oração, amá-lo e respeitá-lo, e encorajá-lo a amar a si mesmo e aos outros.
  • Ajudar o paciente a desenvolver a sua autoconsciência, através de técnicas como a entrevista, o diálogo, a reflexão, o questionamento, o feedback, etc. Isso implica em ajudá-lo a se conhecer melhor, a reconhecer os seus pontos fortes e fracos, a identificar os seus problemas e as suas necessidades, a avaliar as suas atitudes e os seus comportamentos, etc.
  • Ajudar o paciente a desenvolver a sua autotranscendência, através de técnicas como a meditação, a contemplação, a oração, a caridade, etc. Isso implica em ajudá-lo a se abrir para Deus e para os outros, a buscar o sentido da sua vida, a encontrar a sua vocação, a exercer a sua missão, a praticar as virtudes, etc.
  • Ajudar o paciente a desenvolver a sua autorrealização, através de técnicas como a expressão artística, a criatividade, o trabalho, o lazer, o humor, etc. Isso implica em ajudá-lo a se expressar, a se manifestar, a se criar, a se realizar, a se contribuir, a se transformar, etc.


Espero que estas ideias e sugestões tenham sido úteis para você. Se você quiser saber mais sobre a teologia ascética e mística de Tanquerey, o sistema preventivo de Dom Bosco ou a logoterapia de Viktor Frankl, você pode consultar alguns dos seguintes sites:


Referências:

NANNINI, C. O sistema preventivo de Dom Bosco, hoje. Brasília: Rede Salesiana de Escolas, 2014. 116 p. 

PIRES, L. V. B.. O ambiente terapêutico na prestação de cuidados à pessoa com perturbação da personalidade. Mestrado, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/16377. Acesso em: 22 jan.

SILVA, A. C. et al. Brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem: amenizando os efeitos da hospitalização na criança. In: ENCONTRO NACIONAL DE EXPERIÊNCIAS EM EXTENSÃO, 6., 2013, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: UFPB, 2013. p. 1-4. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/enex/trabalhos/6CCSDESPPPROBEX2013790.pdf. Acesso em: 22 jan.

TANQUEREY, Adolphe. Compêndio de Teologia Ascética e Mística. 1. ed. [s.l.]: Ecclesiae, 2018. 660 p. ISBN 9788584910809.

VASCONCELOS, M. G. F. et al.. Projeto terapêutico em Saúde Mental: práticas e processos nas dimensões constituintes da atenção psicossocial. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, n. 57, p. 313–323, abr. 2016. https://www.scielo.br/j/icse/a/ngWyPTTHnnsj4hdVmxn8fqC/. Acesso em: 22 jan.


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